'Religiões e AIDS: um desafio regional'.

O Grupo Hipupiara e o Programa Municipal DST/AIDS de São Vicente, com a colaboração do GT Religiões do CRT DST/AIDS SP realizaram na última sexta feira, dia 09 de outubro de 2009, o seminário 'Religiões e AIDS: um desafio regional'.

As palestras de Paula de Oliveira e Sousa e de Mãe Cristina de Oxum, pelo GT Religiões de São Paulo foram bastante esclarecedoras sobre o papel de um GT e as configurações que ele pode adquirir ao longo do tempo. Ao mesmo tempo a mesa de iniciativas regionais, com as falas de Pai Vagner de Iansã, Reverendo Leandro da Igreja Anglicana e a Irmã Alódia da Pastoral da AIDS nos deram força para atingir a meta do seminário: a formação de um GT Regional de Religiões e AIDS que discuta e trabalhe as questões relacionadas ao tema de forma permanente.

E esse objetivo foi conquistado com galhardia, uma vez que quinze instituições listadas a seguir, religiosas, da sociedade civil e órgãos governamentais, tornaram-se fundadoras desse GT, que teve um dos melhores resultados de largada em todo o estado de São Paulo.

Ficou definido o mês de novembro para a próxima reunião em local a ser confirmado. São membros fundadores do GT Regional de AIDS e Religiões da Costa da Mata Atlântica:

Assessoria Especial para Assuntos da Mulher

Axé Ilê Olá Dodê

Igreja Anglicana de Santos

Pastoral da AIDS de Santos

Programa Municipal DST/AIDS de São Vicente

Programa Municipal DST/AIDS de Santos

Programa Municipal DST/AIDS do Guarujá

Grupo Hipupiara Integração e Vida

Centro de Convivência Joana d’Arc

Associação Vicentina de Religiosidade de Matriz Africana

Conselho do Idoso de Santos

Pastoral Carcerária

GVE 25

Centro de Direitos Humanos Irmã Maria Dolores

Intercab

Renovando nossos agradecimentos às instituições que se dispuseram a compor o GT e ao GT AIDS e Religiões do Estado de São Paulo (Paula, Sandra e Cláudio Monteiro), cuja colaboração foi fundamental para que obtivéssemos tal resultado.

Solidariamente

Beto Volpe

Hipupiara – 10 anos